segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ginástica

"O corpo que a criança vai progressivamente dominando desde o nascimento e de cujas potencialidades vai tomando consciência, constitui o instrumento de relação com o mundo e o fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Ao entrar para a educação pré-escolar a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, tais como andar, transpor obstáculos, manipular objectos de forma mais ou menos precisa.

Tendo em conta o desenvolvimento motor de cada criança, a educação pré-escolar deve proporcionar ocasiões de exercício da motricidade global e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo."
(in Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pág. 58)



Na aula de hoje dançamos a canção "Vem que eu vou-te ensinar" e "Cabeça, ombros, joelhos e pés" (do CD PANDA vai à Escola) para aquecermos o nosso corpo. O aquecimento é muito importante para garantir que todos os músculos estão suficientemente quentes e que as articulações estão prontas a funcionar. De seguida fizemos um exercício que para trabalhar a coordenação e o trabalho em equipa. As crianças dispostas em fila e deixando um espaço entre elas permitem que cada uma delas passe por todas a ziguezaguear. Este exercício foi realizado 2 vezes por cada membro. Finalizamos a actividade motora propriamente dita com uma dança de roda para exercitar os membros inferiores e passámos à actividade final de relaxamento.
Foi um experiência muito divertida...


2 comentários:

  1. que meninos cheios de sorte, e claro que a professora também conta muito...
    Boa escola a todos os amiguinhos e não se portem mal...

    ResponderEliminar
  2. Impecavel o trabalho e empenho da Professora Carla com os Amiguinhos!! A Bia adora a "Carrrrrla" e a escola e isso deixa-me feliz porque acho que isso e muito importante a par com a aprendizagem!! beijinhos para todos e portem-se bem beijinhos grande e especial para todos da Mae da Beatriz Barbosa

    ResponderEliminar