terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Ambiente...


A professora Carla esta semana contou-nos a história "O rato Artur". É uma história muito engraçada de um rato que teve que aprender a ser amigo da Natureza para ser feliz...
Hoje, todos juntos na manta, recontamos a história e a professora Carla quase não ajudou, só escrevia o que nós dizíamos. Querem ver como ficou a história recontada por nós, os Amiguinhos?
Venham daí espreitar...

"O rato Artur vivia no esgoto com os seus 10 irmaõs (Inês) e com outros amigos (Leonor) mas depois ele quis sair de lá e encontrar outra casa para viver (Jéssica). Preparou uma mochila (André). Primeiro foi para um prédio de ratos (Inês) mas como ele estava todo sujo os outros ratos não o queriam lá (Inês). Depois foi para um jardim mas não ficou lá porque estavam lá outros ratos e não o queriam lá porque estava todo sujo e a cheirar mal (Jéssica). A seguir foi para o armazém (Jéssica) mas tinha lá outros ratos que não o queriam lá porque estava muito sujo e a cheirar mal (Leonor). Depois foi para um apartamento mas não ficou lá porque tinha lá outros ratos que o mandaram embora porque ele estava todo sujo (Carlos). Foi depois para a floresta e estava lá uma árvore que se chamava Elvira (Leonor). O rato descansou e dormiu encostado à árvore (Inês). Também estava lá um menino que se chamava Zacarias (Mafalda). A árvore acordou porque cheirava mal e ela não sabia porque cheirava assim mal e não conseguia dormir (Mafalda). O Zacarias explicou à árvore que tinham visitas e era um rato (Inês).
O rato acordou e depois foi encontrar comida e espalhou o lixo todo pelo chão. Ele roeu a raiz da árvore, destruiu os ninhos, tapou as tocas dos coelhos e pisou as flores (Inês). Fez muitas asneiras (Leonor). A árvore Elvira e o Zacarias estavam tristes porque a floresta estava a ficar suja (Mafalda). Depois apareceram os animais para ajudar a varrerv o lixo. Eles estavam preocupados (Inês) e tristes (Leonor) e falavam uns com os outros (Jéssica). O rato espalhou lixo na água do  rio (Jéssica) e a floresta ficou triste, suja, zangada e poluída (Inês). As flores estavam a morrer porque o  ar não era bom (Inês). E depois choveu, choveu, choveu, choveu e o rato Artur apanhou a chuva toda (Ricardo) e ele tentou abrigar-se mas não conseguiu (Mafalda) tentou abrigar-se nas tocas dos coelhos mas tinha-as tapado, tentou abrigar-se nos ninhos mas os tinha destruído, tentou abrigar-se debaixo das raízes mas ele tinha-as roído (Inês). Ele apanhou aquela chuva toda e ficou molhado e zangado. Ele com a chuva ficou limpo e o Zacarias conversou muito com o rato para não deixar lixo no chão, para ser amigo das árvores, das flores, dos animais e de toda a Natureza (todos).
Como ele aprendeu a ser amigo e não deixou mais lixo no chão ficou feliz e ficou lá a viver (todos)."

Os Amiguinhos

1 comentário:

  1. Que maravilha!

    Estou muito orgulhosa dos amiguinhos :)

    Beijinhos para todos.

    Mãe da Inês

    ResponderEliminar